A tragédia causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul impossibilita quaisquer práticas esportivas no estado, principalmente por fatores humanos, mas também por danos às estruturas de treino, jogo e transporte, como o aeroporto internacional de Porto Alegre.
CLUBES - Grêmio, Internacional e Juventude, gaúchos do Brasileirão já se pronunciaram oficialmente com um pedido de suspensão dos seus jogos em um período de 20 dias, dentro e fora de casa, já que não conseguem sequer treinar desde a última semana.
PROSSEGUE - Segundo publicações de jornalistas como Paulo Vinícius Coelho e Mauro Cezar Pereira, em seus blogs no UOL, a CBF não pretende suspender as competições por completo.
DIVISÕES - A ideia é de decidir rodada a rodada. Para os jogos dessa semana, por exemplo, serão todos adiados nas quatro divisões nacionais.
SÉRIE A - Mas ainda não há decisão tomada para as partidas da semana que vem, no caso a sétima rodada da Série A, por exemplo. “A ideia original é manter os jogos, de acordo com as possibilidades. Não paralisar o campeonato inteiro, mas tentar reagendar dentro do que é possível”, diz PVC.
MUDANÇAS - Já segundo Mauro Cezar Pereira, uma ideia que não é descartada seria o deslocamento dos gaúchos para treinar e jogar em outro estado. “Embora ainda não falem sobre a possibilidade de deslocar os times para outro local quando possível, a ideia é vista na CBF como um caminho inevitável, caso a inundação persista”.
ROADA - O Bahia já enfrentou Internacional e Grêmio no começo do Brasileirão e receberá o Juventude somente no fim de junho, pela 14ª rodada.