O futebol é um lugar de alegria, onde as pessoas vibram com um gol, choram por um título conquistado e extravasam algumas de suas melhores emoções. No entanto, nem sempre tudo são flores no esporte mais popular do planeta. De tempos em tempos, tragédias abalam o mundo do futebol, transformando a euforia em tristeza, e o silêncio doloroso substitui os gritos de alegria.
Uma das situações mais tristes que o futebol pode vivenciar são as mortes trágicas em campo, seja por mal súbito ou acidente. Vamos relembrar alguns casos de jogadores que perderam suas vidas em campo ou durante treinamentos:
1 – Serginho
Um dos casos mais conhecidos foi o de Serginho em 27 de outubro de 2004, no estádio Morumbi. O zagueiro do São Caetano sofreu uma parada cardíaca durante um jogo contra o São Paulo e morreu após chegar ao hospital.
2 - Marc-Vivien Foé
Marc-Vivien Foé faleceu durante uma partida da Copa das Confederações em 2003, entre Camarões e Colômbia. Aos 28 anos, ele caiu em campo e foi constatado que a causa da morte foi cardiomiopatia hipertrófica, uma condição rara que afeta menos de 0,2% da população mundial. Foé vivia um ótimo momento na carreira, jogando pelo Manchester City, emprestado pelo Lyon.
3 - Piermario Morosini
Piermario Morosini estava no clube italiano Livorno quando caiu em campo no dia 14 de abril de 2012. Ele recebeu massagem cardíaca, mas morreu a caminho do hospital.
4 - Antonio Puerta
Em agosto de 2007, Antonio Puerta desmaiou em campo enquanto defendia o Sevilla. Ele conseguiu andar até o vestiário, mas sofreu uma parada cardíaca, foi hospitalizado e morreu após três dias.
5 - Fred
Fred jogava pelo clube carioca Mesquita quando sofreu um infarto em campo no dia 8 de maio de 2010, aos 26 anos. O socorro demorou 13 minutos para chegar.
6 - Miklos Fehér
Em janeiro de 2004, Miklos Fehér, de apenas 24 anos, estava jogando pelo Benfica em uma partida contra o Vitória de Guimarães. Nos últimos minutos do jogo, ele sofreu um mal súbito e faleceu.
7 - Patrick Ekeng-Ekeng
Patrick Ekeng-Ekeng defendia o Dínamo de Bucareste no Campeonato Romeno em maio de 2016, quando sofreu um ataque cardíaco. Ele foi socorrido, mas morreu logo em seguida.
8 - Choirul Huda
O goleiro Choirul Huda, de 38 anos, morreu em uma partida na Indonésia no dia 15 de outubro de 2017. Ele se chocou contra outro jogador, caiu, se queixou de dores e desmaiou. Apesar do socorro no gramado, não conseguiram reanimá-lo.
9 - Bruno Boban
Em 25 de março de 2018, Bruno Boban, jogando pela terceira divisão croata, recebeu uma bolada no peito, andou por alguns instantes e caiu. Sua morte foi constatada ainda em campo, aos 25 anos.
10 - Mitotônio
Um dos primeiros casos de morte em campo no Brasil foi o de Mitotônio, em 1 de abril de 1951. O jogador defendia o Ceará e havia aberto o placar do jogo aos seis minutos do primeiro tempo. Durante a partida, ele sofreu um mal súbito e foi levado ao hospital, onde concluíram que a causa da morte foi um AVC. Ele foi um dos nomes mais marcantes da história do Ceará, com 151 gols em 215 jogos.