O Fluminense inicia sua participação no Mundial de Clubes nesta segunda-feira. Os tricolores enfrentarão o Al-Ahly-EGI às 15h (horário de Brasília), na Arábia Saudita. A partida será transmitida pela TV Globo, Cazé TV, Globoplay e Fifa+.
Na conquista sobre o Al-Ittihad, o Al Ahly surpreendeu o cenário do futebol ao eliminar Benzema e sua equipe do Mundial de Clubes. Na semifinal do torneio, o Fluminense precisa estar atento aos pontos fortes do time egípcio.
Durante uma coletiva, Fernando Diniz revelou ter assistido a sete partidas da equipe liderada por Marcel Koller como parte da preparação para o Tricolor. Além disso, o treinador observou de perto a vitória do maior clube africano sobre a sensação saudita na Joia do Rei.
Vale frisar que Percy Tau, camisa 10 do Al Ahly, destacou-se como um jogador muito agressivo atuando pelo lado direito do campo. Diante do Fluminense, o sul-africano pode enfrentar alguns desafios com Marcelo, que mostrou deficiências defensivas ao longo de 2023.
É provável que o lateral-esquerdo necessite da ajuda de seus colegas para conter o ímpeto de Tau, especialmente no início do jogo. Nesse sentido, André e Martinelli serão fundamentais para auxiliar o camisa 12.
Além de Tau, o Al Ahly conta com Hany na lateral-direita, um jogador frequentemente convocado para a seleção egípcia. Além de ser um atleta sólido defensivamente, ele também rompe as linhas adversárias.
No confronto contra o Al-Ittihad, os egípcios criaram perigo principalmente pela direita. Este é mais um aspecto que Fernando Diniz precisará considerar no setor, com o apoio desde os atacantes até a linha de defesa.
Eleito o melhor jogador da partida contra o Ittihad, Attia foi um dos principais destaques do Al Ahly, percorrendo 11 km ao final do jogo. Além disso, o volante realizou 39 pressões contra os rivais sauditas.
Apesar da sólida atuação do camisa 13, a equipe de Marcelo Gallardo conseguiu criar boas oportunidades ofensivas com a criatividade de Igor Coronado quebrando as linhas pelo meio, além de jogadas bem trabalhadas, principalmente pelo lado direito.
FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE X AL-AHLY-EGI
Local: Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jeddah-ARA
Data: 18 de dezembro de 2023, segunda-feira
Hora: 15h (horário de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Tomasz Listkiewicz (POL) e Adam Kupsik (POL)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli, Ganso e Arias; Keno e Germán Cano
Treinador: Fernando Diniz
AL-AHLY: El Shenawy; Hany, Abdelmonem, Yasser Ibrahim e Maâloul; Ashour, Ateya, Kouka e Percy Tau; Kahraba e El Shahat
Treinador: Marcel Koller