Alex Poatan tem a vocação de ser o algoz de Israel Adesanya. Não importa a modalidade. Depois de duas vitórias no kickboxing, ele desafiou o campeão peso-médio (até 84kg) do Ultimate na luta principal do UFC 281, na madrugada deste sábado para domingo, em Nova York (EUA), e conseguiu uma virada que já parecia improvável.
Após ficar em desvantagem em pelo menos três dos primeiros quatro rounds, o brasileiro encontrou forças para nocautear 2min01s do quinto assalto para destronar o nigeriano e ser o novo detentor do cinturão da categoria.
- Eu sabia que seria campeão. Eu sou humilde, da forma que fiz algumas pessoas não gostaram, mas faz parte, foi de forma saudável. Agradeço todo mundo pela torcida. Vim treinando, treinei duro pra luta. Desde o primeiro camp não fiz três rounds, vinha fazendo só quatro ou cinco. Falo pra você: tive uma luta diária. Hoje foi muito difícil, muitas pessoas desacreditaram falando que não poderia fazer cinco rounds. Fiz cinco rounds muito bem. Estou pronto pra próxima - afirmou o novo campeão peso-médio.
Esta foi a primeira derrota de Adesanya como peso-médio no MMA. O nigeriano agora tem cartel de 23 vitórias e dois reveses e só havia perdido como meio-pesado (até 93kg), ao disputar cinturão da categoria contra o então campeão Jan Blachowicz. Já Poatan alcançou sete triunfos em oito lutas na modalidade e bateu seus quatro adversários no UFC.
A luta
Não teve espaço para toque de luvas e nem para estudo quando o árbitro central determinou o início. Poatan rapidamente entrou com uma voadora, mas o campeão esquivou. Os dois trocavam chutes baixos, com o brasileiro com mais volume. O primeiro golpe mais forte foi de Adesanya, com um direto tocando o rosto do desafiante. Poatan dominava o centro do octógono e apostava nos chutes nas pernas, mas tinha dificuldade para encurralar o rival, que se movimentava constantemente. Nos segundos finais, Adesanya escapou de um clinche e conectou dois golpes certeiros no rosto do brasileiro, que balançou no soar do gongo.
O campeão voltou mais confiante e passou a provocar mais na movimentação e nas esquivas, sem deixar de golpear. Mais rápido, ele dominava a luta, até que uma canhota de Poatan entrou no rosto. O brasileiro foi para cima, acertou outra esquerda, mas Adesanya clinchou, neutralizou a pressão e tentou uma queda. Ao sair do clinche, acertou jab e direto no rosto do rival. O desafiante responder com cruzado de esquerda, e a luta ficou franca. O brasileiro cresceu na reta final e terminou o segundo round com uma queda.