Nesta quinta-feira, 30, Endrick disputou sua partida de despedida pelo Palmeiras, em um jogo que terminou empatado em 0 a 0 contra o San Lorenzo, válido pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Em uma atuação pouco brilhante, o desempenho burocrático da equipe não favoreceu o jovem atacante. O destaque do Allianz Parque foi a torcida, que homenageou o jogador de 17 anos, aplaudindo de pé sua trajetória no clube quando ele foi substituído aos 24 minutos do segundo tempo.
O que aconteceu?
A Libertadores não foi uma competição generosa para Endrick. Pouco aproveitado na disputa de 2023, fica a sensação de que a parceria poderia ter sido mais frutífera. Nas duas últimas temporadas, ele só ganhou mais oportunidades após as eliminações nas semifinais para Athletico-PR e Boca Juniors. Em ambas as ocasiões, a rigidez da estratégia da comissão técnica não viu em Endrick uma solução para alcançar as finais.
Como foi o jogo?
Durante o jogo, Abel Ferreira promoveu algumas mudanças táticas, mas o Palmeiras se mostrou uma equipe previsível, com um nível de produção ofensiva abaixo do esperado. O problema não estava necessariamente no ataque, mas na criação das jogadas. As saídas de Endrick e outros convocados exigirão criatividade da comissão técnica para montar um time competitivo e mais eficaz do que o atual.
Resultado
O empate deixou o Palmeiras na liderança do Grupo F, com 14 pontos, e garantiu a classificação do San Lorenzo para as oitavas de final, em segundo lugar, com oito pontos. Desta vez, o time alviverde não terá a melhor campanha, sendo superado pelo Atlético-MG, e não terá a vantagem do mando de campo até as semifinais.
Primeiro Tempo
Como um presente de despedida, Abel finalmente escalou Endrick como centroavante, posição onde ele melhor desempenha seu futebol. O trio de ataque foi completado pelos também jovens Estêvão, de 17 anos, e Luís Guilherme, de 18. Com a venda total desses jogadores para a Europa, o Palmeiras pode arrecadar mais de R$ 1 bilhão.
O Palmeiras trabalhou com paciência para superar a defesa do San Lorenzo, que jogava pelo empate para se classificar. Endrick, no entanto, não mostrou a mesma calma, reclamando frequentemente da falta de passes e da qualidade das assistências. Ele teve poucas oportunidades de gol no primeiro tempo e, fiel ao seu estilo físico, envolveu-se em várias disputas com os adversários, recebendo 15 cartões amarelos em sua trajetória no elenco profissional do Palmeiras.
Aos 28 minutos, Endrick pediu pênalti após uma dividida com o zagueiro Luján, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. Pouco depois, Gómez marcou para o Palmeiras após cobrança de falta, mas o gol foi anulado por impedimento, mantendo o placar zerado.
Segundo Tempo
O Palmeiras voltou a campo com um desempenho mais limitado. Luís Guilherme e Estêvão tiveram chances de marcar, mas foram parados pelo goleiro argentino. Endrick se arriscou mais, com um chapéu que levantou a torcida, mas também sofreu faltas duras dos adversários. Abel decidiu tornar o time mais ofensivo, substituindo Estêvão e Veiga por López e Rony. O San Lorenzo continuou apostando nos erros do Palmeiras para ameaçar Weverton.
Nos minutos finais, o Palmeiras finalmente se impôs e pressionou o San Lorenzo, mas não conseguiu marcar. Os argentinos seguraram o empate, alcançando seu objetivo de se classificar para as oitavas de final.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
O Palmeiras volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro, no domigo, 16h, após a interrupção do torneio por duas semanas por causa do desastre provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Pela sétima rodada, o time alviverde visita o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse e não poderá contar com Endrick, o lateral Mayke, o atacante Flaco López, o técnico Abel Ferreira e os auxiliares Vitor Castanheira e João Martins. O time deve ser comandado por Carlos Martinho, outro componente da comissão portuguesa.
MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
Libertadores
Já pela Libertadores os duelos de oitavas de final estão programados para as semanas dos dias 14 e 21 de agosto. Na segunda-feira, às 13h, a Conmebol promove o sorteio que definirá o chaveamento completo até a final. Como líder do Grupo F, o Palmeiras medirá forças com um segundo colocado.
FICHA TÉCNICA
Palmeiras 0 x 0 San Lorenzo (ARG) - 30/05/2024
Horário: 19h
Árbitro: Felipe Gonzalez (CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (CHI) e Juan Serrano (CHI)
VAR: Fernando Vejar (CHI)
Cartões Amarelos:
Palmeiras: Richard Ríos
San Lorenzo-ARG: Braida, Cuello e Romaña
Público: 40.114 torcedores
Renda: R$ 4.512.164,57
Estádio: Allianz Parque
Local: São Paulo (SP)