Umidade e temperatura altas são prejudiciais para exercícios físicos

Umidade e temperatura altas são prejudiciais para exercícios físicos

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Corredores de elite têm o cuidado de observar a temperatura e a umidade do local no dia da prova. De uma maneira geral, algo em torno dos 14 graus com uma UR na casa dos 50% se torna um palco interessante para quebra de recordes. Por outro lado, uma temperatura perto dos 30 graus com UR de 70% já pode fazer com que esses mesmos atletas tenham uma queda de desempenho de 10, às vezes 20%.

 Quando você corre, a temperatura do seu corpo sobe naturalmente, e o organismo produz gotas de suor para levar o calor gerado pela atividade para a superfície da pele, e lá elas evaporam (e elas precisam evaporar para que o processo seja completado). Entretanto, em uma situação de UR elevada, esse processo de evaporação é prejudicado, por isso você tem aquela sensação de que está encharcado de suor. Logo, mais calor permanece em você, e isso pode atrapalhar a sua performance se você não ajustar o seu esforço durante a corrida.
 

Talvez os iniciantes estejam mais vulneráveis a essa condição de estresse térmico, pela pouca experiência mesmo. Os mais experientes já erraram a dosagem do ritmo nessas situações e agora já entenderam que a melhor saída é reduzir a intensidade mesmo. Vale lembrar que quanto maior for a massa corporal do corredor, mais calor o seu corpo gera. E, com o passar dos anos, seu corpo tende a se tornar menos adaptável ao calor.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES