Nesta quinta-feira (5), o atacante brasileiro Vinícius Júnior prestou depoimento sobre os insultos racistas que sofreu em Valencia durante a temporada passada. Diante do tribunal de Madri, o jogador de 23 anos relatou que as ofensas partiram de torcedores presentes em todo o estádio.
Entretanto, essa declaração provocou a irritação do Valencia, que emitiu uma nota oficial manifestando surpresa, rejeição e indignação em relação às palavras de Vinícius Jr. perante o tribunal espanhol. No final do comunicado, o clube destacou que "os torcedores do Valencia não podem ser categorizados como racistas" e exigiu uma retificação pública por parte de Vinícius Jr. em relação à sua suposta declaração.
As declarações de Vinícius Júnior causaram desconforto no Valencia porque o clube sustenta que o incidente não ocorreu da maneira como foi descrito. Além disso, eles argumentam que essa generalização equivocada foi esclarecida quando o próprio Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, pediu desculpas, afirmando: "Peço desculpas, pois não foram 46.000 pessoas que o insultaram com palavras racistas".
Veja o conteúdo do comunicado do Valencia:
Face à informação publicada sobre a alegada declaração prestada em tribunal pelo jogador de futebol Vinícius Jr., afirmando que todo o estádio Mestalla lhe lançou insultos racistas no jogo entre Valencia CF e Real Madrid CF na época passada, o Clube deseja manifestar a sua surpresa, rejeição e indignação.
Como o próprio treinador Carlo Ancelotti reconheceu publicamente, em nenhum caso o comportamento pode ser generalizado a todo o estádio do Mestalla.
O Clube tem plena consciência da gravidade deste assunto. O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade, mas não pode ser combatido com falácias ou mentiras infundadas. Esta questão exige o envolvimento de todos e o Valencia CF entende que deve ser escrupulosamente preciso e responsável neste tipo de manifestações.
Os adeptos do Valencia não podem ser classificados como racistas e o Valencia CF exige que Vinicius Jr. retifique publicamente a sua alegada declaração esta manhã.