A 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro assume um caráter decisivo para o futuro do Vasco da Gama. O Cruzmaltino, que tem o destino nas próprias mãos, enfrentará o Red Bull Bragantino em São Januário, às 21h30 (horário de Brasília), com transmissão pelos canais Globo e Premiere.
O Gigante da Colina, atualmente na 16ª posição com 42 pontos, encontra-se a apenas um ponto do Santos e um à frente do Bahia, todas ameaçadas pelo rebaixamento. Na mesma rodada, o Bahia enfrentará o Atlético-MG, enquanto o Santos encara o Fortaleza, todos em confrontos simultâneos.
Importante mencionar que o Vasco concentra seus esforços na luta contra o rebaixamento, pois já não possui chances de alcançar o Cruzeiro, ocupante do 14º lugar com 46 pontos, última equipe na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.
Do lado do Bragantino, que se destacou como uma das surpresas da temporada, a equipe chega ao fim do Brasileirão já assegurada no G6 e garantida na fase preliminar da Libertadores. Na última rodada, o Bragantino busca, no máximo, conquistar o quinto lugar, desbancando o Botafogo, desde que vença o Vasco e o Alvinegro perca para o Internacional no Beira-Rio.
Ambas as equipes entrarão em campo com suas melhores formações disponíveis. Pelo lado do Vasco, Medel e Erick Marcus ficam de fora devido a problemas físicos, enquanto Praxedes é uma incerteza. No caso deste último, emprestado pelo Bragantino, sua participação estará condicionada ao pagamento de uma multa de 1 milhão de Reais pela diretoria vascaína.
Quanto ao Bragantino, o técnico Pedro Caixinha não planeja poupar nenhum jogador nesta última rodada. A equipe, que vem de uma vitória sobre o Coritiba, busca encerrar sua melhor campanha na história do Brasileirão com mais um triunfo. No confronto do primeiro turno, em Bragança Paulista, as duas equipes empataram em 1 a 1, com Gustavinho marcando para o time paulista e Vegetti anotando para os cariocas.