Marcílio Dias e Vasco entram em campo nesta terça-feira (27), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Hercílio Luz, em Itajaí, pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida marca o primeiro encontro entre as duas equipes na história da competição. O Vasco busca o seu segundo título da competição, conquistado em 2011, sendo o último de expressão nacional.
A equipe do Marcílio Dias fará a sua segunda participação na Copa do Brasil. Na edição de 2023, passou pela Chapecoense, sendo eliminado pelo Maringá, na fase seguinte. O time catarinense é bicampeão da Copa de Santa Catarina, que garantiu a participação em dois anos seguidos. Na atual temporada, Marcílio Dias é o vice-líder do estadual, atrás apenas do Criciúma.
Já o Vasco irá buscar um resultado diferente dos últimos anos, pois se eliminou na segunda fase da competição. Ramón Diaz terá a sua primeira experiência na competição, conhecido como “copeiro”, terá que mostrar seu conhecimento no torneio nacional.
Waguinho Dias, treinador do Marcílio Dias, terá alguns jogadores importantes como desfalque na partida. A provável escalação será: Filipe; Victor Guilherme, Sílvio, Sandro e Rafael Carioca; Felipe Manoel, Araújo e Gustavo Poffo; Juninho Tardelli, Téssio Cajá e Wendell. Já Ramon não terá o seu principal jogador nesse início de temporada, Dimitri Payet. Com a ausência do francês, terá a seguinte escalação: Léo Jardim; Paulo Henrique, Rojas, Medel, Léo, Lucas Piton, Zé Gabriel, Galdames, Adson, Rossi e Vegetti.
O vencedor enfrenta na segunda fase da Copa do Brasil, Água Santa ou Jacuipense, que jogam nesta quarta-feira (28), na Arena Barueri. Na situação do Vasco, é uma semana decisiva, pois no fim de semana, irá disputar uma vaga para as semifinais do Campeonato Carioca, que depende apenas de uma vitória diante da Portuguesa.