Os Jogos Pan-Americanos estão na metade, mas o Brasil já conquistou diversos títulos e pódios inéditos para o país na história do evento. A competição continental começou a ser disputada em Buenos Aires 1951, e os atletas brasileiros atingiram, em Lima, alguns feitos que jamais tinham sido alcançados na história dos Pans.
Primeiro título no badminton
O Brasil jamais tinha conquistado a medalha de ouro no badminton, e Ygor Coelho quebrou esse tabu ao vencer a disputa individual em Lima 2019. Cabeça de chave número 1, confirmou o favoritismo ao vencer suas cinco partidas.
Primeiro ouro do boxe feminino
Beatriz Ferreira confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro na categoria até 60kg do boxe. É a primeira vez que uma mulher do país vai ao lugar mais alto do pódio. O boxe feminino foi inserido no Pan em Guadalajara, México, em 2011.
Primeiro ouro feminino no taekwondo
O taekwondo conseguiu a melhor campanha da história em Jogos Pan-Americanos, e um dos destaques foi Milena Titoneli, que levou o ouro na categoria até 68kg. Ela, que foi bronze no Mundial deste ano, se tornou a primeira mulher do Brasil a ir ao lugar mais alto do pódio na modalidade.
Primeiro ouro no individual geral
Caio Souza e Arthur Nory fazem dobradinha no Pan de Lima — Foto: Ricardo Bufolin / Panamerica Press / CBG
A prova do individual geral da ginástica é a que mostra o atleta mais completo da modalidade, já que é a soma de todos os aparelhos. O Brasil jamais tinha conquistado um ouro, nem no masculino nem no feminino, e fez a dobradinha com Caio Souza e Arthur Nory. Alias, nenhum homem tinha ido ao pódio nesta prova.
Primeiro ouro no triatlo feminino
A primeira medalha de ouro do Brasil no Pan, entre todas as outras modalidades, veio no triatlo feminino. Luisa Batista com ouro e Victtoria Lopes com a prata, o primeiro título da história das mulheres do país na modalidade.
Primeiro ouro na patinação feminina
Bruna Wurtz conquistou a medalha de ouro na patinação em Lima 2019, o primeiro título da história do país na modalidade no feminino. As mulheres já tinham sido prata e bronze em outras edições, mas o título jamais tinha sido alcançado.
O primeiro tricampeão da história
Fernando Reis, do levantamento de peso, se tornou, em 2011, oprimeiro brasileiro a ser campeão dos Jogos. Quatro anos depois, em Toronto 2015, alcançou o inédito bicampeonato. Agora, em Lima 2019, levou o ouro pela terceira vez.
O primeiro bicampeão da canoagem
Isaquias Queiroz, com a medalha de ouro no C1 1000m, se tornou o primeiro brasileiro a ser bicampeão pan-americano na canoagem. Ele já havia vencido essa prova em Toronto 2015, e repetiu o feito em Lima
Primeira medalha do surfe
No Stand Up Race, Lena Guimarães não só conquistou a primeira medalha da história do país, como se tornou a primeira campeã pan-americana no surfe, já que é a primeira vez que a modalidade é disputada.
Barra fixa
Francisco Barreto e Arthur Nory protagonizaram a primeira dobradinha brasileira em uma prova por aparelhos na ginástica artística. Na barra fixa, Chico foi campeão e Nory bronze.