O velho e batido ditado já dizia: "panela velha é que faz comida boa". E o Campeonato Brasileiro de 2016 mostra que, por vezes, ele tem razão. Dos 45 gols marcados até agora no torneio, 19 foram de jogadores com 30 anos ou mais de idade.
O grande destaque da lista é Grafite. O centrovante de 37 anos do líder Santa Cruz é o artilheiro da competição nacional, com quatro tentos marcados - duas vezes diante do Vitória e duas contra o Fluminense.
Na sequência, os principais marcadores veteranos são Kléber Gladiador (Coritiba), Rafael Moura (Figueirense) e Bruno Rangel (Chapecoense), todos atacantes.
Eles são seguidos pelos zagueiros Lugano (São Paulo), Gum (Fluminense) e Fred (Grêmio); pelo volante Renato (Santos); pelos meias Leandro Domingues (Vitória), Rafael Bastos (América-MG) e Diego Souza (Sport); além dos atacantes Fred (Fluminense) e André Lima (Atlético-PR), todos com um cada um.
Se ainda contássemos como veteranos aqueles que possuem 29 anos, seriam incluídos à lista mais dois dos artilheiros do Brasileirão: os atacantes Kieza (Vitória) e Felipe Azevedo (Ponte Preta), que têm dois cada um até aqui. Assim, seriam 23 dos 45 gols marcados, superando até a metade do total.
O Campeonato Brasileiro voltará a ser disputado já na quarta-feira, quando será iniciada a terceira rodada do torneio.