O atacante Neymar se envolveu em uma discussão ainda no Estádio do Maracanã, após a conquista da medalha de ouro no torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016. A cena foi registrada em vídeos amadores e ganhou as redes sociais durante o fim de semana. Na gravação, porém, é impossível identificar com quem o jogador discute, ou mesmo o motivo do desentendimento.
No início da filmagem, torcedores à beira do gramado do Maracanã cantam repetidamente o nome do jogador, que caminha cercado por cinegrafistas e fotógrafos. No entanto, o camisa 10 rapidamente caminha em direção à filmagem, gesticulando e discutindo com um interlocutor.
Pelas primeiras imagens, não é possível reconhecer a voz de quem discute com Neymar. Em determinado momento, porém, o jogador diz que o interlocutor “tem que respeitar, aqui é Brasil”.
Neymar deixa a cena em um primeiro momento, mas depois retorna, aponta novamente para o interlocutor e dá um tapa em uma cobertura plástica. Os presentes pedem “calma” ao jogador.
Segundo fontes, Neymar se revoltou porque havia sido xingado por torcedores posicionados do lado oposto ao banco de reservas. O grupo pedia raça do jogador do torcedor durante boa parte do jogo, e continuou a fazer piadas mesmo após a medalha de ouro. Neymar procurou o grupo após a partida para tirar satisfações.