
O piloto Fernando Alonso viveu um momento incomum e arriscado durante o segundo treino livre para o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1. O volante do carro da Aston Martin se soltou enquanto o bicampeão mundial fazia a última curva do circuito de Sakhir, obrigando-o a sair da pista. Apesar do susto, Alonso não se feriu.
Falha mecânica inusitada
A cena foi registrada pelas câmeras de transmissão e chamou atenção pela gravidade potencial da falha. No momento em que o volante se desprendeu do eixo, Alonso já conduzia o carro em baixa velocidade, após relatar à equipe problemas com desligamentos repentinos do equipamento.
“Mude o volante. Estamos com um problema no volante, está desligando”, alertou o piloto espanhol ao engenheiro da equipe via rádio.
Após o incidente, Alonso retornou aos boxes e permaneceu por um longo período na garagem. Segundo a Aston Martin, a falha foi identificada no sistema de direção do carro, que teve algumas partes substituídas. Por conta disso, o piloto perdeu metade do treino e só voltou à pista nos 28 minutos finais da sessão, sem registrar um tempo representativo.
Veja o vídeo:
Corrida especial para o espanhol
O GP do Bahrein deste fim de semana será o 50º de Fernando Alonso pela Aston Martin. O piloto espanhol defende a escuderia britânica desde 2023, e já soma oito pódios, todos conquistados em sua primeira temporada pela equipe. A expectativa era de um treino produtivo, mas os problemas no carro comprometeram parte do planejamento.
Além da falha desta sexta-feira, Alonso já havia perdido a primeira sessão de treinos, quando cedeu seu lugar ao piloto reserva brasileiro Felipe Drugovich, como parte do programa de jovens talentos da equipe.
Apesar do contratempo, Alonso e a Aston Martin esperam ter o carro em condições ideais para a classificação e a corrida, buscando um bom resultado no início da temporada.