Considerado o grande favorito à Bola de Ouro 2024, Vini Jr. não comparecerá à cerimônia de premiação em Paris nesta segunda-feira. O motivo é que o jogador soube que não conquistará o prêmio, que deverá ser entregue ao volante Rodri, do Manchester City, campeão da última Eurocopa com a seleção espanhola.
A informação foi inicialmente divulgada pela rádio francesa RMC e pelo jornal espanhol Marca. Além do brasileiro, nenhum outro membro do Real Madrid — seja jogador ou dirigente — estará presente no Théâtre du Châtelet, local da cerimônia, ao contrário do que era esperado no fim de semana.
VINÍCIUS JÚNIOR
Os prêmios da revista France Football são baseados no desempenho dos atletas na temporada 2023/24. Vinicius Junior, considerado o forte candidato por ser o jogador mais decisivo do Real Madrid — campeão da Supercopa da Espanha, do Campeonato Espanhol e da Champions League — concorria com Rodri, do Manchester City, e Jude Bellingham, também do Real.
Vini é o único brasileiro na disputa pelo prêmio de melhor jogador. Ele já figurou nas listas finais das temporadas 2021/22 e 2022/23, terminando em oitavo e sexto lugares, respectivamente. Desde 2007, quando Kaká venceu, nenhum jogador brasileiro recebeu essa honraria.
DESEMPENHO DE RODRI
Apontado como possível vencedor da Bola de Ouro 2024, Rodri conquistou um título com sua seleção, ao contrário de Vini Jr., que foi eliminado precocemente na Copa América. O volante do Manchester City foi eleito o melhor jogador da Euro, o que pode influenciar a votação da Ballon D'Or.
Rodri disputou 50 jogos pelo City, marcando nove gols e dando 13 assistências, sua melhor temporada em termos de contribuição para gols. Ele foi fundamental para o tetracampeonato da equipe na Premier League e fez lobby para que um espanhol ganhasse a Bola de Ouro.