Vini Jr. tem lei sancionada e recebe homenagem histórica no Maracanã

Dentre as suas iniciativas, a medida sancionada determina a interrupção ou encerramento da partida em caso de conduta racista.

Vinicius Júnior recebe homenagem histórica no Maracanã e tem lei sancionada | Evelyn Lee/Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Vinicius Júnior recebeu diversas homenagens nesta quarta-feira (05) diante dos marcos no combate contra os atos racistas no futebol. O atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira cravou seus pés na Calçada da Fama do estádio Maracanã. Além disso, o jogador recebeu medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto, ainda foi consagrado com o título de Cidadão Carioca.

O evento também marcou a sanção da Lei nº 10.053/23, popularmente conhecida como Lei Vini Jr. Dentre as suas iniciativas, a medida determina a interrupção ou encerramento da partida em caso de conduta racista, tal como ocorreu com o jogador do Real Madrid durante o confronto contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol, no final de maio.

Durante a ocasião, Vini Jr. relatou que parte da torcida adversária o insultou com termos racistas, como "macaco", além de imitarem sons de macacos na arquibancada. No final da partida, o jogador brasileiro acabou sendo expulso após se envolver em uma confusão com o goleiro da equipe rival.

Vinicius Júnior recebe homenagem histórica no Maracanã e tem lei sancionada (Foto: Evelyn Lee/Divulgação)O jogador do clube merengue expressou sua gratidão pelo apoio da família após as homenagens recebidas. “Tudo que eu recebi aqui hoje, eu espero que a minha família esteja orgulhosa de mim por tudo o que eles fizeram para eu chegar até aqui. Eu sou muito novo e não esperava isso tão novo.”

“Estrear no Maracanã e poder receber tantos prêmios em um lugar especial para mim. Lugar que assisti muitos jogos do Flamengo. Tenho um carinho muito grande pelo Flamengo e por esse lugar. Estou feliz e fico me perguntando se mereço tanto”, completou.

Outra lei sancionada nesta quarta-feira institui o Dia da Resposta Histórica contra o Racismo no Futebol, a ser celebrado no dia 7 de abril. A presença do jogador no Maracanã foi uma iniciativa da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro. O conjunto de leis sancionadas recebeu o nome de Política Estadual Vini Jr.

A nova legislação apresenta uma série de medidas destinadas ao combate das práticas racistas no futebol no Rio de Janeiro. Entre as iniciativas destacam-se a divulgação e realização de campanhas educativas, a possibilidade de interrupção de partida em curso, além de permitir que qualquer cidadão informe as autoridades sobre condutas racistas nos estádios.

Meionorte.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES