Poucas pessoas se lembram, mas a última Copa América, em 2021, foi realizada no Brasil durante a pandemia de Covid-19. Naquela edição, a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Tite, fez sua estreia no dia 13 de junho.
No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Brasil venceu a Venezuela por 3 a 0 na abertura do Grupo B. A competição terminou com a Argentina erguendo a taça no Maracanã. Entre os jogadores que marcaram gols naquela partida, apenas um estará em campo nesta segunda-feira (24) no Sofi Stadium, contra a Costa Rica, na estreia da Seleção Brasileira no torneio continental de 2024.
O zagueiro Marquinhos, que formará a dupla defensiva com Éder Militão, abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Neymar ampliou de pênalti aos 19 minutos, e Gabigol fechou o placar aos 44 minutos. Atualmente, Neymar ainda se recupera de uma lesão no joelho, enquanto Gabigol perdeu espaço na Seleção. O Brasil não vence a Copa América desde 2019, quando sediou e conquistou o troféu em uma final contra o Peru.
Na estreia da Copa América de 2021, a Seleção Brasileira venceu a Venezuela por 3 a 0 com a seguinte escalação: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Gabriel Jesus, Neymar e Richarlison. Entraram ainda Alex Sandro, Fabinho, Everton Ribeiro, Gabigol e Vinicius Junior.
O jogo entre Brasil e Costa Rica, nesta segunda-feira, válido pela primeira rodada da fase de grupos da Copa América 2024, será transmitido pela Globo (TV aberta) e SporTV (TV fechada). A partida começará às 22h (horário de Brasília).