O zagueiro do Nacional-URU, Juan Izquierdo, apresentou uma piora em seu estado de saúde no domingo (25/8). O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o atleta está internado, divulgou um novo boletim médico detalhando a situação.
"Internado desde 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo (25/8). A avaliação revelou uma progressão no comprometimento cerebral e um aumento da pressão intracraniana", informou o comunicado oficial.
O boletim acrescentou que Juan continua sob cuidados intensivos neurológicos e permanece dependente de ventilação mecânica. O texto foi assinado pelos médicos Marcos Vinicius Tadao Fujino (neurologista), Carlos Vicente Serrano Junior (cardiologista) e Miguel Cendoroglo Neto (diretor médico).
Juan Izquierdo está internado na UTI do Hospital Albert Einstein desde que desmaiou durante um jogo contra o São Paulo, válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O zagueiro foi admitido no hospital em 22 de agosto, após sofrer uma parada cardíaca, possivelmente causada por uma arritmia. Ele foi prontamente socorrido, com manobras de ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilação realizadas para restabelecer a circulação espontânea.
Como tudo aconteceu
O incidente ocorreu na quinta-feira (22/8), durante uma bola parada no jogo. Juan se desequilibrou e caiu inconsciente, levando os jogadores a chamarem imediatamente a ambulância disponível no estádio. Ele foi substituído por Emiliano Velázquez nos minutos finais da partida.
Nas redes sociais, muitos usuários expressaram solidariedade e desejaram a recuperação do jogador. "Força ao atleta do Nacional, Juan Izquierdo, que aparentemente sofreu um mal súbito durante o jogo. Esperamos que não seja nada grave", escreveu um internauta.
O presidente do Nacional, Alejandro Balbi, informou à imprensa que Juan recuperou a consciência na ambulância, mas a perdeu novamente ao chegar ao hospital, onde foi imediatamente sedado e estabilizado. Balbi também mencionou que o jogador nunca havia apresentado problemas cardíacos em exames anteriores. "Ele está estável na UTI, e agora precisamos aguardar cerca de 12 horas para avaliar sua evolução e determinar as causas do episódio", concluiu o dirigente.