Você provavelmente sabe que nem todos os povos utilizam do nosso calendário - o gregoriano, com 12 meses, e que se inicia em 1 de janeiro - em seu dia a dia, certo?
Muitos povos têm sua própria maneira de marcar o tempo, o que geralmente é feito com base na Lua. Mesmo nós utilizamos algumas vezes a Lua para marcar datas importantes, como a Páscoa e o Carnaval - e é por isso que a cada ano as celebrações caem em dias diferentes.
Lua de Buda
O povo budista é um dos que não seguem nosso calendário e, para eles, existe uma festa muito importante todos os anos, que marca o nascimento, a iluminação e a morte de Sidarta Gautama - o grande Buda. E adivinhe? Em 2020, essa data é celebrada hoje, 7 de maio!
Isso porque esse dia tão poderoso e especial, conhecido como Lua de Buda, é marcado pela primeira Lua Cheia do mês Vesaka, calculado no calendário lunar, que no Ocidente pode ser entre maio e junho.
Também chamado de Lua de Buda, o Festival de Wesak coincide sempre com a lua cheia de maio - no Brasil, neste ano, ocorre exatamente às 7h45 (horário de Brasília) de hoje (7).
Trata-se de um período sagrado para os budistas; é como se fosse o nosso Natal, Pentecostes e Sexta-feira Santa ao mesmo tempo! Que poder, não?
Mas, mesmo que você não professe o budismo, pode aproveitar dessa energia incrível para alcançar mais paz interior e sabedoria espiritual. Para isso, separamos um ritual poderoso, especialmente para este dia!
Ritual para Lua de Buda
Nos próximos quatro dias de Lua Cheia, acenda em casa uma vela dourada, um incenso e coloque 3 flores brancas junto. Sente-se confortavelmente cruzando as pernas, na posição de lótus, e peça paz e harmonia a Buda. Faça uma breve meditação e finalize abençoando todo o planeta.
O ritual também pode ser utilizado para se desapegar de algo ou alguém!
Aproveite essa energia poderosa!
Texto: Ricardo Hida - Astrólogo e babalorixá