NASF de Parnarama é destaque na região

NASF de Parnarama é destaque na região

Crianças e Adolescentes | Aristeu Carvalho

O NASF de Parnarama, mais uma vez se destaca em seu município e se consolida cada vez mais uma referência na região, isto porque além de desempenhar um excelente trabalho na reabilitação, também foca seus trabalhos na prevenção, e por isso realizou na manhã desta sexta (29) no CCI - Centro de Convivência dos Idosos a I Comemoração de um evento denominado de: “DEFICIENTE É O SEU PRECONCEITO”. O evento teve início às 08h30 com a composição de uma mesa de honra, e logo depois foi dado início às Palestras voltadas para conscientização e apoio às pessoas portadoras de necessidades especiais, além de oficinas de Pintura, Massa Modelar, Colagem e Reciclagem, e no final foram distribuídos brindes e oferecido um coquetel aos participantes.

O evento foi realizado em comemoração ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

No Brasil, segundo o IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas).

Segundo o Coordenador do NASF, o fisioterapeuta Glaicon Silveira, os avanços conseguidos em Parnarama até o momento, foram frutos de muita luta e de vários enfrentamentos e muita vontade de transformar. Muito há que se fazer, para que estas leis saiam do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES