Está acontecendo hoje (15) um Seminário sobre o Sistema de Pactuação do SUS ? SISPACTO, cujo objetivo é explicar aos gestores públicos da importância de pactuar os indicadores que serão referência na prevenção, tratamento e cura da saúde de toda a população.
A Secretária de Saúde, senhora Samara Orsano encaminhou seu Assessor Técnico, senhor Aristeu Carvalho para que o mesmo possa representá-la, assim como também o município na defesa de assegurar os indicadores do referente às necessidades básicas de Parnarama. Estavam presentes todas as regionais composta de Secretários e/ou Assessores Técnicos, dando ênfase à presença dos representantes da Regional de Timon o senhor Marco Simão, acompanhado da Chefe do Sistema de Vigilância Epidemiológica e do Sistema de Informação a senhora Erislene Sousa, e com os membros da Comissão Intergestora Regional ? CIR, que é composta pelos município de Timon, representado pelo senhor José Ferreira Filho, o município de Parnarama representado pelo senhor Aristeu Carvalho, o município de São Francisco representado pelo senhor João Pedro e pelo município de Matões, o senhor Raimundo Nonato (Nonatinho).
De acordo com informações obtidas todos os municípios terão que se apresarem para concluir a citada Pactuação, haja vista o prazo final ser até o dia 31 de agosto, neste pacto os municípios trabalharam com 31 indicadores, sendo que cada indicador será composto também de seus objetivos e estipuladas as metas para cada objetivo, não esquecendo de antes de finalizar qualquer procedimento referente à gestão da saúde em um município, o gestor deve antes encaminhar ao Conselho Municipal de Saúde para que seja feita a apreciação e posterior aprovação, cumprindo assim o verdadeiro papel do Controle Social no município. (Por: Aristeu Carvalho)
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.