O Município de Colinas teve início no Século XVIII com a construção do Porto de Desembarque de Passagem Franca, às margens do Rio Itapecuru no povoado Almeida.
Colinas era um local de repouso dos viajantes de Passagem Franca a Almeida, às margens do Rio que atraiu muitas pessoas e fixaram residência na Rua do Fogoso, atual Duque de Caxias. Germano Pereira de Sá ganha uma vasta extensão de terra onde se desenvolvia um povoado que ficou conhecido como Fazenda Grande.
Em 28 de maio de 1868 a Fazenda Grande foi elevada à categoria de Distrito Administrativo, com o nome de Consolação. Em 4 de junho de 1870 o Distrito foi elevado a categoria de Vila recebendo o nome Vila de Picos, este nome foi sugerido por Francisco Dias Carneiro, referindo muito bem o aspecto geográfico da localidade, rodeada de picos, morros e colinas.
Em 10 de Abril de 1891 a Vila de Picos foi elevada a cidade de Picos.
De acordo a Legislação Federal não era permitido a duplicidade de nomes de cidades brasileiras, então Picos do Maranhão perdeu para Picos do Piauí, por esta ser mais velha, a cidade passou a chamar?se Colinas, no dia 2 de fevereiro de 1943 por ser cercada por morros.
Dotado de terras apropriadas para lavoura e criação de gado, o lugar tornou-se próspera fazenda e centro produtor de algodão e cereais, vindo a ser conhecido pelo nome de Fazenda Grande, depois pelo de Consolação e, posteriormente, pelo de Picos, em razão das colinas que circundavam a povoação.
Picos passou à Cidade em 1891, e teve seu nome mudado para Colinas em 1943.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.