Denúncias de crimes eleitorais aumentam mais de 400% entre as eleições de 2010 e 2012

Denúncias de crimes eleitorais aumentam mais de 400% entre as eleições de 2010 e 2012

Urna Eletrônica | google.com/

O Disque Denúncia Maranhão, divulgou o balanço das informações recebidas pelo serviço, durante o período eleitoral. Foram mais de 332 denúncias registradas no banco de dados da central, todas foram prontamente encaminhadas para a Polícia Federal, Tribunal Regional Eleitoral e Exército.

No 1º turno, onde candidatos disputavam cargos de Vereador e Prefeito, a central recebeu 271 informações, enquanto nas eleições de 2010 foram cadastradas apenas 66 denúncias. Numa comparação entre as eleições de 2010 e 2012, o aumento de reclamações registradas pelo Disque Denúncia, foi de mais de 400%.

Os bairros mais citados foram: Cidade Operária, Anjo da Guarda, Coroadinho e Turu, já os municípios mais mencionados foram: São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Os três assuntos mais registrados, também foram computados, são eles: Compra de Votos, que totalizou um percentual de 39%; seguido de Barulho, com 28% e Venda e Consumo irregular de bebida alcoólica, com 12%.

Desde 2008, quando o serviço foi implantado no Maranhão, foi criado um filtro para que no banco de dados todas as informações referentes a crimes eleitorais, fossem trabalhadas de maneira diferenciada, trata-se do XPTO ELEIÇÕES.

O ciclo da denúncia foi o mesmo, após uma ligação anônima, o atendente formula um relato com todas as informações, o denunciante recebe um código que pode ser utilizado para saber o andamento da sua reclamação ou ainda acrescentar maiores informações e imediatamente os órgãos competentes serão acionados para tomada de providências.

Funcionando 24 horas por dia, o Disque Denúncia está pronto para receber sua reclamação, basta ligar: 3223 5800 - capital e 0300 313 5800 - interior, não é necessário se identificar.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES