Em Brasília, a Prefeita Socorro Waquim também participa de vários eventos, entre eles a XV Marcha dos Prefeitos, em ?Defesa dos Municípios?, que acontece desde segunda (14), do Seminário Rumo aos Municípios, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães, dias 17 e 18/05.
Socorro Waquim participou de palestras sobre vários temas ente eles: o Enfrentamento e Combate ao Crack, Prevenção e Acompanhamento, e a Reinserção Social, Regimes de Previdência Social, Restos a Pagar divididos pelo governo municipal, modificação no fator de ponderação que define o custo/aluno do ensino fundamental e a criação indiscriminada de pisos salariais.
No evento, será entregue prêmio do SEBRAE para o Prefeito considerado mais Empreendedor, além de discussão, sobre Propostas de que tramitam no Congresso Nacional que visam redistribuir os Royalties de petróleo e Gás natural. As práticas de desenvolvimento local é assunto de painéis e direcionados para Procuradores municipais e Contadores, dentro das boas praticas para o desenvolvimento social e econômico.
Secretária Suely: salário justo
Sobre a proliferação dos pisos salariais, o presidente da CNM Paulo Ziulkoski afirmou que os prefeitos não são contra os pisos salariais, apenas querem um valor que podem pagar. Na opinião da Secretária Professora Suelly Mendes (Educação), que acompanha a Prefeita Socorro: ?um salário justo é fundamental e necessário para melhorar qualquer área de atuação profissional, mas, o Governo Federal tem que dar os subsídios necessários para que possam ser cumpridos?. Sobre o impacto dos pisos já instituídos e de alguns que estão em tramitação tanto no Congresso Nacional como nas finanças dos Municípios, a Prefeita Socorro Waquim disse que no ano passado a Presidente Dilma afirmou que iria ajudar os municípios e isso não se concretizou com os restos a pagar.
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de cinco mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. (Por Leia Mais ? Com Edição).
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.