Esquema de grilagem em terras do Incra em Timon é alvo de operação da PF

Segundo a PF, o grupo, composto por pelo menos cinco pessoas, promovia desmatamento para abrir vias de acesso e dividir o terreno em várias parcelas

Segundo a PF, o grupo, composto por pelo menos cinco pessoas, promovia desmatamento para abrir vias de acesso e dividir o terrenos | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Timon e Caxias, no Maranhão, durante a Operação Terra Merx, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (21). A operação tem como objetivo reprimir a grilagem de terras do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

5 envolvidos no esquema

Os investigadores identificaram um grupo criminoso responsável pela invasão e loteamento ilícito de terras de um projeto de assentamento do Incra. Segundo a PF, o grupo, composto por pelo menos cinco pessoas, promovia desmatamento para abrir vias de acesso e dividir o terreno em várias parcelas. Após o loteamento, o grupo garantiu a ocupação das áreas, inclusive vendendo-as a terceiros.

A área apropriada clandestonamente é equivalente a 100 campos de futebol (Foto: Reprodução)

ocupação indevida

Perícias e levantamentos na área indicam que o desmatamento atingiu 15 hectares, com o objetivo de exploração econômica, resultando na ocupação indevida de uma área de 107 hectares, equivalente a 100 campos de futebol.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de associação criminosa, esbulho possessório, disposição de coisa alheia como própria, invasão de terras da União, loteamento ilícito, desmatamento sem autorização do órgão competente e exploração/extração de matéria-prima pertencente à União sem autorização legal.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES