
A coloração da água do mar em alguns trechos das praias de São Luís tem gerado preocupação entre os banhistas. Recentemente, foi observada uma mancha marrom nas praias de São Marcos e Calhau, e a faixa de areia e a espuma também apresentaram tonalidades mais escuras.
Ainda não há uma confirmação sobre a causa dessa mudança na cor da água. Contudo, além das chuvas frequentes nesta época do ano, a orla de São Luís possui várias saídas de esgoto, o que pode afetar a qualidade da água.
Uma equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), conforme reportagem da TV Mirante, coletou amostras da água para investigar as causas da alteração na coloração, avaliar os possíveis riscos para os banhistas e definir as medidas que serão adotadas.

Trechos impróprios para banho
Segundo o laudo de balneabilidade mais recente da Sema, 14 dos 22 trechos de praias da Região Metropolitana de São Luís estão impróprios para banho. A última coleta, realizada em 17 de março, apontou níveis de contaminação acima do recomendado para atividades de lazer.
Confira os trechos considerados impróprios:
- Praia Ponta d’Areia (Ao lado do Espigão Ponta D’ Areia e em frente à rampa de acesso à praia)
- Praia do Farol (Em frente ao Farol e Forte de São Marcos)
- Praia de São Marcos (Em frente Praça do Pescador, próximo a Barraca do Chef, em frente ao Posto Guarda Vidas - Bombeiros, em frente ao prédio verde com o Heliporto, em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Litorânea)
- Praia do Calhau (Em frente à Estação Elevatória de Esgoto 2.2 (E.E.E 2.2) da CAEMA e Círculo Militar, em frente à descida da Rua Altamira, proximidades da Pousada Vela Mar e em frente à descida da Avenida Copacabana e Pousada Suíça)
- Praia do Olho d’Água (Em frente à descida da rua São Geraldo, à direita da Elevatória Iemanjá II e em frente à casa com pirâmides no teto, antes da falésia)
- Praia Olho de Porco (Em frente ao Las Vegas Bar e Restaurante)