Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai reforçar a estrutura destinada à recepção de visitantes. Com o edital, lançado pelo Ministério do Turismo, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e em parceria com a UNESCO, tem como objeitvo contratar consultoria para organizar a mobilidade interna de frequentadores da unidade.
Prazo
Empresas podem enviar propostas até 25 de novembro de 2024, por meio da plataforma de licitações da UNESCO. O processo prevê a realização de estudos e projetos voltados ao adequado trânsito de turistas no local, a partir do mapeamento de trilhas e vias destinadas a uso motorizado e outros modais, como trekking e ciclismo. A ação também engloba a delimitação de áreas de estacionamento, além de um projeto de sinalização.
Objetivo
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a iniciativa visa fortalecer a acessibilidade e a preservação ambiental do parque. “Esse projeto faz parte de um esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e o ICMBio para promover o turismo sustentável e a conservação de áreas naturais protegidas, reforçando o compromisso do Brasil com a preservação de seus patrimônios naturais e culturais”, frisa Sabino.
Diversidade
Com uma área total de aproximadamente 155 mil hectares, a unidade de conservação ambiental se insere em uma zona de transição dos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia. O Parque dos Lençóis Maranhenses é composto por espaços de restinga, campos de dunas livres e uma costa oceânica, abrigando um cenário repleto de dunas de areia branca e lagos de águas pluviais.
Internacional
Ampliar a visibilidade internacional tem sido um trabalho prioritário do Ministério do Turismo para atrair visitantes internacionais. Em agosto deste ano, o ministro Celso Sabino e a embaixadora Paula Souza, responsável pela missão diplomática do Brasil junto à UNESCO, discutiram futuras candidaturas do país ao título de Patrimônio Mundial.