O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para perigo potencial de baixa umidade no sul, leste e centro do Maranhão, nesta quarta-feira (19). O alerta é uma medida preventiva para os moradores dessas regiões, indicando a necessidade de cuidados adicionais com a saúde e bem-estar durante o período de baixa umidade.
Os municípios que estão em alerta incluem:
- Alto Parnaíba, Balsas, Barão de Grajaú, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Mirador, Nova Colinas, Nova Iorque, Paraibano, Pastos Bons, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São João dos Patos, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e Tasso Fragoso.
De acordo com o aviso do Inmet, a umidade relativa do ar nessas cidades variará entre 30% e 20% a partir das 11h desta quinta-feira. Essa medida representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia existir.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a faixa de umidade ideal para o organismo humano está entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com potenciais prejuízos para a saúde, incluindo desidratação e problemas respiratórios.
Para mitigar os efeitos da baixa umidade, é recomendável seguir algumas instruções: beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas do dia, e evite exposição ao sol nas horas mais quentes. Para obter mais informações e orientações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.