Eleitores do estado do Tocantins e de mais 20 municípios em 9 estados brasileiros vão às urnas neste domingo (3) para escolher, respectivamente, um novo governador e prefeitos e vice-prefeitos. De acordo com com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são esperados cerca de 1,5 milhão de eleitores, sendo 1 milhão somente no TO.
No Tocantins, foi convocada nova eleição para definir quem comandará o Palácio Araguaia até o fim do ano após o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) ser cassado por suspeita de uso de caixa 2 na campanha eleitoral de 2014. A sua vice, Cláudia Lélis (PV), também foi cassada.
A votação será realizada nos 139 municípios do estado. O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. Em todas as cidades onde haverá novas eleições, chamadas de suplementares, a votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário local.
Nesta votação, há uma novidade: o título digital. Quem tiver feito o cadastro no aplicativo e-Título poderá apresentar o celular e não precisa levar outros documentos como o RG e a CNH, pois a conferência é feita por meio da biometria. Quem não tiver o aplicativo baixado no celular terá que levar o título de eleitor e um documento oficial com foto.
Os municípios que terão novas eleições neste domingo para prefeito e vice-prefeito são os seguintes:
Jeremoabo (BA);
Pirapora do Bom Jesus, Bariri e Turmalina (SP);
Umari, Tianguá, Frecheirinha e Santana do Cariri (CE);
Teresópolis (RJ);
Bom Jesus (RS);
Niquelândia (GO);
Vilhena (RO);
Guanhães, Ipatinga e Pocrane (MG);
João Câmara, Pedro Avelino, São José do Campestre, Parazinho e Galinhos (RN).