O primeiro fim de semana do verão será marcado por temporais em grande parte do país, um cenário que deve persistir ao longo da estação. O verão começa neste sábado (21), às 6h20, horário de Brasília, com chuvas acima da média e calor próximo da normalidade.
No primeiro dia da estação, espera-se forte chuva no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul. Segundo a Climatempo, as regiões a seguir devem registrar os maiores volumes de chuva:
- norte do Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- sul de Goiás
- sul de Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
O Inmet alerta para chuvas de até 100 mm e ventos de até 100 km/h em várias áreas do país. Uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul formará uma frente fria que atingirá o Sudeste no sábado.
No Norte, a chuva no Amazonas será mais generalizada. No domingo, a chuva diminui no centro-sul, mas áreas de instabilidade atingem o norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. As temperaturas serão mais amenas, especialmente no Sudeste.
Previsão para o verão
O verão, estação mais quente do ano, se estende até as 6h02 do dia 20 de março e, este ano, não deve ser marcada por grandes ondas de calor. Com a previsão de um verão com chuvas acima da média em boa parte do país, dois sistemas comuns dessa época do ano vão contribuir para os grandes volumes de chuva.
Grande parte do Sudeste e Centro-Oeste e algumas áreas do Norte e do Nordeste devem ter chuva volumosa e frequente ao longo de toda a estação.
No Sul, o verão será de chuvas irregulares e tempo seco, enquanto no Norte a estação deve ser mais seca que o normal. Com mais nebulosidade e chuvas, o calor ficará próximo da média na maior parte do país, evitando longos períodos de calor intenso no Centro-Oeste e Sudeste. Segundo a Climatempo, não há previsão de ondas de calor significativas, exceto no Sul, onde podem ocorrer ondas de calor localizadas.