Ao menos 11% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não acessaram o local de provas, de acordo com o ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Neste ano, 5,5 milhões de estudantes se inscreveram para fazer a prova.
Soares e Fini fizeram uma transmissão na manhã desde domingo (4) no Facebook do MEC para tirar as últimas dúvidas dos estudantes que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A primeira prova será neste domingo, com questões sobre ciências humanas, linguagens e redação e os alunos terão 5h30 para resolvê-las.
No próximo domingo (11) , a prova será sobre ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática. Os alunos terão 5h para resolver todas as questões.
Rossieli Soares e Maria Inês Fini reforçaram a importância de os alunos checarem o endereço do local de prova com antecedência e ficarem atentos à mudança do horário de verão – que entrou em vigor neste domingo, mesmo dia do Enem (veja abaixo horários por região).
O local de prova está disponível no cartão de confirmação do estudante. Quem ainda não acessou, deve entrar na página no Inep para conferir a informação. Caso o estudante tenha tentado acessar, mas esqueceu a senha e bloqueou após três tentativas, é preciso ligar no 0800-616161 e desbloquear.
Confira as dicas dadas pelo MEC e Inep para a prova do Enem:
Atenção ao horário de fechamento dos portões; não confunda o horário de Brasília com o horário local
Quem ainda não acessou o local de prova, pode conferir o endereço no site do Inep: https://enem.inep.gov.br/
Atenção à previsão do tempo: há chuvas previstas em parte do país
Levar caneta esferográfica preta, de tudo transparente
Levar documento de identidade original com foto; a identidade digital não será aceita
Lanches poderão ser levados em embalagens fechadas (como no caso dos industrializados) ou transparentes (caso sejam levados de casa, por exemplo)
Se você precisar da declaração de comparecimento, é necessário imprimí-la e levá-la ao local de prova. Ela pode ser útil para, por exemplo, quem precisa justificar a falta no trabalho.
Não é permitido:
O uso de bonés e chapéus
Levar para a sala de provas: lápis; caneta de material não transparente; lapiseira; borrachas; corretivos, livros, manuais, impressos e anotações; quaisquer dispositivos eletrônicos, como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares; telefones celulares; smartphones; tablets; ipods; gravadores; pen drive; mp3 ou similar; relógio; alarmes de qualquer espécie; chaves; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
Horário das provas (horário OFICIAL de Brasília)
Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
Início das provas: 13h30 (horário de Brasília)
Saída permitida a partir das 15h30 sem o caderno de provas
Saída liberada com o cartão de provas: 18h30 (horário de Brasília)
Fim da prova: 19h (horário de Brasília)