Visando fortalecer o turismo e fomentar o comércio local, a Prefeitura de Ilha Grande do Piauí realizou, nos dias 24 e 25 de novembro, o 16º Festival do Caranguejo. Com vasta programação, contando com feiras, shows com artistas locais e bandas nacionais e praças de alimentação, que tinha como prato principal o caranguejo.
A cidade de Ilha Grande tem o caranguejo como símbolo por causa de um rico território em manguezais.
Para a dona Raimunda, que destaca a importância do festival para o setor econômico, diversos pratos podem ser produzidos a partir do animal. "Nós temos a lasanha com a carne do caranguejo, temos creme de caranguejo, a empada e escondindinho e vários outros. Gera uma renda pra família".
O secretário de Governo e Finanças, Toni Farias, falou que, mesmo diante das dificuldades financeiras, a gestão municipal se preocupou em realizar o evento por conta da tradição e a promoção de emprego e renda.
"A gente tá feliz por conseguir, mesmo atravessando dificuldades, mas a gente economizando, se organizando, com firmeza, conseguimos antecipar o pagamento de todos para que pudesse movimentar o evento e ter mais renda para os barraqueiros".
Marina Brito, prefeita do município de Ilha Grande, destaca a importância do evento. "Essa terceira edição que a gente faz, mas o coração ainda bate acelerado, porque cada ano que passa o evento se torna algo maior e as pessoas procuram mais. Muita gratidão e alegria em ver todos aqui na praça".