A sede do 17º Batalhão Policial Militar, localizado no Conjunto Porto Alegre, zona sul de Teresina, foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (15) pelo governador Wellington Dias que estava acompanhado da vice-governadora Margarete Coelho e do secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu.
O major da Polícia Militar, Iran Moura, atualmente lotado no Comando da Companhia de Policiamento Independente de Trânsito (Ciptran), assumirá o comando do batalhão.
O 17º Batalhão foi criado a partir do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa em abril de 2016, pelo Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto. A lei, sancionada pelo governador Wellington Dias, previa a criação de unidades de policiamento em regiões onde a presença da polícia se fizesse necessária.
Inicialmente, 60 policiais militares atuarão na unidade. A chegada do Batalhão à região irá dividir operacionalmente o trabalho ostensivo no setor com o 6º Batalhão, localizado no bairro Saci e a Companhia Independente de Policiamento do Promorar.
A nova sede recebeu investimentos da ordem de R$ 280 mil e deverá atender pelo menos seis bairros ao entorno, além de três municípios.
O governador Wellington Dias garantiu que a segurança é um dos pilares de sua gestão. “O Estado não abre mão de sua prerrogativa de seguir fazendo expansão de serviços de segurança para o Piauí. Há ainda uma necessidade de ter uma ação conjunta. De um lado o Estado, através de suas equipes de homens e mulheres que são preparados para o exercício desse trabalho, do outro lado a própria sociedade fazendo sua parte. Queremos as equipes mais próximas da população, interagindo com a comunidade para que os problemas sejam identificados e solucionados”, afirmou.
O Comandante da PM, Coronel Carlos Augusto afirmou que há um esforço do governo em descentralizar a segurança para que ela atinja todos os 223 municípios e a capital. "Temos a necessidade de aumentar a estrutura da Polícia Militar no Piauí em todos os bairros de Teresina. Essa região cresceu bastante e tornou-se necessário reforçar o policiamento. Até junho de 2018 teremos pelo menos 150 policiais só para o extremo sul da capital. Bairros como Portal da Alegria, Chapadinha, Esplanada, Torquato Neto terão nossa cobertura”, disse.
Segundo o secretário de Segurança, Fábio Abreu, a região sul está totalmente coberta com o novo Batalhão que irá trabalhar em parceria com a Companhia do Promorar e o 6º Batalhão, localizado no bairro Distrito Industrial. “Esses bairros já estão contemplados com policiamento necessário, incluindo aí as cidades de Monsenhor Gil, Curralinhos e Demerval Lobão. Nosso próximo objetivo será direcionar mais policiamento para a zona leste da capital”, assegurou.
A comerciária Vanessa Bastos, moradora do bairro Porto Alegre, recebeu a entrega do Batalhão com bastante alento. "Infelizmente estávamos inseguros com a onda de criminalidade nessa localidade, mas acredito que com vários militares mais próximos agora, nossa região deverá ficar mais tranquila", considerou.
"Lutamos muito para esse momento, muitas pessoas envolvidas nesse processo, com muitas caminhadas e audiências públicas. Todos nós estamos ganhando hoje. A comunidade está esperançosa de que a partir de hoje teremos mais segurança, liberdade de ir e vir com garantia de proteção", afirmou o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Porto Alegre, Ezequias Pereira.
Ainda durante a solenidade, o chefe do executivo piauiense anunciou aos concursados da Polícia Militar que estavam no local, que até o final de janeiro de 2018, será iniciada a formação de mais policias militares e agentes penitenciários.