Neste domingo aconteceu mais uma revisão Pré-Enem 2018 no Teresina Hall, onde centenas de alunos de escolas públicas e particulares da capital e interior estiveram presentes. Foram abordadas as disciplinas de Redação, Linguagens, Matemática, História e Biologia. A revisão que é promovida pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC) trará a cada mês uma edição, contemplando a capital e cidades do interior, que se estende até novembro, quando é aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio. As aulas e o material didático que igualmente aos anos anteriores são gratuitas , conta esse ano com a novidade do aplicativo, que garante um material à parte, bem como videoaulas. O Pré-Enem Seduc tem o objetivo de promover alternativas, além do Ensino Médio Regular, para reforçar o conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que irão prestar o Exame.
A Coordenadora do Enem no Piauí, Hildalene Pinheiro, explica que a novidade do aplicativo é uma tecnologia da realidade aumentada que traz para apostila a aula do professor. Para isso o aluno deve baixar o app e seguir as instruções, onde desfrutará de explicações por meio de videoaulas. “Gravamos com todos os nossos professores, com isso nossos alunos terão todas as aulas disponíveis em seu celular automaticamente online e offline”.
“É mais uma ferramenta que vai enriquecer ainda mais o aprendizado desse aluno. Isso porque acontece muito deles esquecerem dicas importantes que achamos ser necessário memorizar. Com essa tecnologia hoje a seu favor, ele volta lá na apostila, abre o aplicativo e rever a aula, então eles estão levando a revisão Pré- Enem Seduc para casa”, completa Hildalene Pinheiro.
A empresa responsável pela nova proposta da Seduc, ou seja, a utilização da tecnologia a favor da aprendizagem, fez o acompanhamento durante os três anos que as revisões vem acontecendo, onde buscou desenvolver a ferramenta com o objetivo de ampliar o material e o conteúdo do aluno, proporcionando melhorias na educação.
Anderson Camelo, Diretor Executivo da empresa tecnológica que desenvolveu a ferramenta, afirma que o Piauí possui uma referência no modelo de auxílio à aprendizagem. Com isso a pretensão é apresentar para os outros estados o que hoje a Seduc-PI tem feito e dado muito certo.
De acordo com Ellen Gera, Superintendente da Seduc, a ideia das revisões fez com que se tirasse a concepção de que apenas alunos de escolas particulares podiam passar para cursos de maior concorrência no vestibular. “Trouxemos a revisão para mostrar que ao aluno da rede estadual de ensino pode sim concorrer em igualdade com qualquer aluno de outra rede”, relata.
“Começamos em 2015 com algumas revisões de auditório, onde vimos a necessidade dos alunos e o interesse que eles demonstraram. Em 2016 o programa ganhou uma nova roupagem se tornando muito mais completa em questão de projetos, como a criação do passe-livre Enem, reuniões de auditório, aplicativos para celular, a possibilidade do aluno ter um professor de redação pelo aplicativo. Hoje já temos a novidade da realidade aumentada da apostila”, explica.
O Superintendente comemora o trabalho desenvolvido pela equipe, já que grandes resultados são alcançados ao longo dos três anos de existência do programa. Como é o caso das menores taxas de abstenção do Enem no país nos anos de 2016 e 2017. “Muita gente disse que esse índice alcançado no ano de 2016 foi sorte, mas em 2017 voltamos a mostrar que somos o estado mais apaixonado pelo Enem”, conta.
Ellen Gera ressalta acerca do grande público que esteve presente neste domingo, que mesmo diante dos problemas enfrentados nos últimos dias com a greve dos caminhoneiros, ainda assim os estudantes não deixaram de comparecer.
É o caso do estudante Wallyson Douglas do 3º ano do ensino médio de uma das escolas pública estadual em Teresina, que participa pela primeria vez da revisão, mas que faz ótima avaliação do que viveu durante a manhã do domingo. “Gostei bastante das aulas, tive uma manhã bem produtiva com o aprendizado que adquiri. São os assuntos trabalhados de maneira dinâmica , além das dicas que recebemos”, comenta.
Wallyson que pretende cursar Administração ou Ciências Contábeis, afirma que as revisões são de grande proveito, onde se utilizará de todo o material disponibilizado pela Seduc, bem como o aplicativo, para assim obter uma boa pontuação e garantir sua vaga numa univerdade pública.
A próxima Revisão Pré- Enem Seduc já tem data marcada. É 10 de junho no Teresina Hall, onde serão abordadas as disciplinas de Linguagens, Matemática, Redação, Filosofia, Sociologia e Química. Para os que não puderem comparecer, bem como para os estudantes do inteior do estado, a TV Meio Norte fará a transmissão Ao Vivo da Revisão Pré-Enem Seduc, com cinco horas de duração, para que assim ninguém fique de fora.