Vinte médicos cubanos selecionados através do Programa Mais Médicos para atuarem no Piauí chegam ao Estado na noite de hoje. Os profissionais desembarcam no Aeroporto Petrônio Portella às 22h45. A informação é do presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal.
Os estrangeiros vão passar uma semana na capital recebendo instruções sobre a população local, principais doenças, além de conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.
?Os profissionais chegam no sábado e na segunda participam de uma oficina de acolhimento na sede da APPM, a partir das 9h?, informou o presidente. Nove cidades do Piauí foram escolhidas para receber os médicos. São elas: Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX, e São Miguel do Tapuio e Esperantina.
Arinaldo Leal disse que os prefeitos esperam a chegada dos médicos de forma tranquila. ?Conversei com vários prefeitos e todos estão tranqüilos e satisfeitos quando a chegada dos médicos. Não tive informações de rejeição.
Tudo que venha melhorar a saúde é visto com bons olhos?, declarou.
Anteontem, durante solenidade de assinatura de convenio para aquisição de ambulâncias entre o governo do Piauí e 53 municípios, o secretário de saúde, Ernani Maia, informou que a Sesapi é quem ficará encarregada da hospedagem dos médicos em Teresina.
?Recebemos o pedido do Conselho Nacional de Secretário de Saúde ? Conass ? para que garantíssemos a hospedagem dos médicos na capital antes que sigam para as cidades onde vão atuar.
Além disse daremos suporte a oficina de acolhimento que vai acontecer na APPM com organização da própria APPM e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde ? Cosems?, explica o gestor.
A vinda dos estrangeiros ao Piauí se deve ao fato de 121 cidades do estado não terem sido escolhidas por nenhum médico na primeira fase do Mais Médicos. Foi o maior índice de rejeição no país.
O estado do Nordeste que mais receberá médicos cubanos é a Bahia (45 profissionais), seguido de Maranhão (35), Pernambuco (34), Ceará (28) e Piauí com (19). Em todo o país, 400 cubanos serão direcionados a um total de 219 localidades. Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos ? o equivalente a 364 profissionais.