?O motivo da falta de água é o consumo exagerado de quem mora nas partes mais altas?, disse o superintendente metropolitano da Agespisa, Horlando Aires. Segundo ele, moradores de áreas mais altas de Teresina ficam sem água já que a água perde pressão devido ao desperdício por alguns moradores das áreas mais baixas, onde a água não falta.
Após reclamações em diversos bairros de Teresina sobre falta de água, o superintendente veio ao programa Agora, da Rede Meio Norte para dar esclarecimentos sobre o problema. Horlando disse que a estatal já está tomando medidas emergenciais para minimizar a falta d?água, como a reativação de poços que estavam parados.
Além disso, o superintendente informou que 50% da água produzida pela Agespisa é desperdiçada, seja com ?gambiarras?, furtos ou canos quebrados. Outra causa da falta de água é a criação de novos conjuntos habitacionais, que não são acompanhados pela Agespisa durante a construção.
Os bairros de onde vêm mais reclamações são: Santa Maria da Codipi, Planalto Uruguai, Morada do Sol, Parque Wall Ferraz, Vale Quem Tem. No município de Palmeirais, onde falta água desde ontem, o superintendente informou que uma bomba de abastecimento queimou, e uma equipe já foi enviada para fazer a manutenção.
Horlando Aires falou que a população deve ligar para a Agespisa, para denunciar os problemas. Segundo ele, a empresa não tem condição de estar investigando a cidade, e só toma conhecimento dos defeitos o serviço através das reclamações. O número da Agespisa é p 0800 086 88 88.