600 voluntários fazem ação social em Picos

Os voluntários devem ficar no município por 10 dias

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Por João Marcelo Ferry

Mais de 600 voluntários de todo o Brasil estão atualmente na cidade de Picos realizando a 13° edição do Impacto Sertão Livre. O projeto tem a missão de levar ações sociais para comunidades onde a ação acontece. Segundo participantes, nesta edição o objetivo é trabalhar e alcançar dez mil moradias da cidade, ajudando os moradores e detectando os problemas que eles estão enfrentando e que podem ser ajudados pelos voluntários.

Foram necessários 15 ônibus para levar os voluntários de Teresina até Picos, onde o evento está acontecendo. Os voluntários devem ficar no município durante dez dias, promovendo ações em parceria com a Defensoria Pública, Ministério Público e Prefeitura. Além de acompanhamento médico, a ação também promoverá durante os dez dias atividades culturais no estádio municipal, cursos profissionalizantes, atividades culturais e atividades para as crianças.

Divulgação

Geraldo Jarques faz parte do grupo que está atuando em Picos atualmente e comenta que este é um momento gratificante, devido a toda a proposta do projeto. “Atualmente ainda existe muita carência no sertão piauiense, então é necessário que existam pessoas dispostas a ajudar a combater essa carência em todos os seus níveis. É muito bom ver todos esses voluntários, vindos de todo o país se doando para essa causa”, comenta Geraldo.

Ele fala ainda que o foco está em visitar e acolher as pessoas realmente carentes. “A proposta é conversar com essas pessoas e entender a realidade delas, ajudando-as com seus problemas através de um acolhimento social, mas também entendendo o que elas vivem ali. Com isso, mobilizamos os órgãos de governo para atender as demandas da população. Vindo até aqui, nós conhecemos realidades diferentes do nosso dia a dia e assim acreditamos que cada um, fazendo sua parte, pode modificar para melhor essas realidades”, comenta o voluntário.

O evento é semestral e a próxima edição já está agendada para acontecer em Julho deste ano, em São Raimundo Nonato.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES