63% dos brasileiros acham que data do Golpe Militar de 1964 deve ser esquecida

O início da ditadura militar no país completa 60 anos neste domingo (31)

63% dos brasileiros acham que data do golpe de 1964 deve ser esquecida | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo neste sábado, 30, revela que 63% dos entrevistados consideram que a data do golpe de 1964 deveria ser esquecida. Em contrapartida, 28% afirmaram que o dia 31 de março deveria ser celebrado, enquanto 9% não souberam responder. O início da ditadura militar no país completa 60 anos neste domingo (31).

🇧🇷 Brasil e Ditadura: Apesar das opiniões divergentes, o presidente Lula optou por evitar qualquer evento oficial do governo em relação ao aniversário das seis décadas do golpe, em uma tentativa de evitar conflitos com as Forças Armadas e setores da esquerda. Esta decisão contrariou expectativas e gerou surpresa, como expressado pela professora Eneá de Stutz e Almeida, primeira mulher a presidir a Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que declarou ter sido um choque.

🔎 A pesquisa: O levantamento do Datafolha foi conduzido presencialmente, entrevistando 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 municípios brasileiros, nos dias 19 e 20 de março. Os resultados indicam mudanças de opinião em comparação com pesquisas anteriores, realizadas em abril de 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro. Na ocasião, 36% dos entrevistados acreditavam que a data deveria ser celebrada, enquanto 57% defendiam que o golpe deveria ser ignorado, e 7% não tinham opinião formada.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES