Por Roberto Veloso
“Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos.” (Gênesis 9:24,25)
Canaã é o nome da terra prometida por Deus ao povo hebreu. Esse nome foi atribuído ao neto de Noé, cuja história é bastante interessante. Ele foi amaldiçoado por Noé por causa da atitude de Cam, seu pai.
Noé era lavrador e depois do dilúvio começou a plantar uma vinha. Na época da colheita bebeu do seu produto e embriagou-se. Cam, filho mais moço de Noé, vendo a nudez do pai foi chamar os irmãos para verem o pai nu.
Os irmãos, Jafé e Sem, pegaram uma capa e caminhando de costas cobriram o corpo do pai sem ver-lhe a nudez. Noé, contudo, ao saber da postura de Cam quis amaldiçoá-lo, mas ficou impedido diante da benção que Deus havia concedido.
“Abençoou Deus a Noé e a seus filhos e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. (Gênesis 9:1)
Por não poder amaldiçoar o filho, Noé amaldiçoou a Canaã, seu neto, que gerou os cananeus, futuros ocupantes do que viria ser a terra prometida:
“Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus.” (Gênesis, 10:15-18)
Essa maldição os acompanhou até a época de Jesus Cristo quando Ele a quebrou na situação da mulher narrada no evangelho de Mateus.
No episódio, Jesus se dirige à localidade de Sidom que tinha sido erigida em homenagem ao primogênito de Canaã.
Chegando lá, uma mulher descendente de Canaã - o amaldiçoado - clamava a Jesus por socorro, em razão de sua filha se encontrar endemoninhada. Jesus responde a ela que não tinha vindo senão aos filhos de Israel.
A mulher não se convence e continua a insistir para que Jesus a acudisse:
“Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.” (Mateus, 15:26-27)
Diante da insistência, Jesus aquiesce e diz:
“Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.” (Mateus, 15:28)
Essa é a prova de que Jesus quebra todo tipo de maldição, basta se ter fé e clamar por Sua intercessão.
Não há maldição, mau agouro, trabalho maligno que resista a Jesus. Ele é o Senhor e Salvador de nossas vidas. Creiamos Nele.