A menos de um mês do fim do prazo, só 30% dos piauienses declararam IR

De acordo com a Receita Federal no Piauí, das 72.000 declarações transmitidas no estado até a segunda-feira (1º), 3.000 caíram na malha fina.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 encerra no dia 30 de abril, portanto, falta menos de um mês para encerrar o prazo.  E até agora, só 30% dos piauienses transmitiram as declarações à Receita Federal. Segundo o órgão no Piauí, 72.000 declarações foram enviadas até esta segunda-feira (1º de abril), mas são esperadas 240 mil. 

A declaração é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. Se realizada depois do prazo, acarretará em multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o Imposto sobre a Renda devido, com valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% do Imposto sobre a Renda devido.

Divulgação

Três mil piauienses na malha fina

A análise das declarações ficou mais rápida este ano e quem já enviou a declaração de Imposto de Renda pode conferir no dia seguinte ao envio se está na malha fiscal. De acordo com a Receita Federal no Piauí, das 72.000 declarações transmitidas no estado até a segunda-feira (1º), 3.000 caíram na malha fina.

Entre os principais motivos que fazem com que o contribuinte caia em malha fiscal, estão:

Despesas com Saúde: Os valores declarados devem estar suportados por documentos (recibos, notas fiscais, cópias de cheques nominativos, transferências bancárias e boletos) que comprovem os pagamentos, pois serão confrontados com os valores declarados pelos profissionais, laboratórios e planos de saúde.

Omissão de rendimentos: é verificado se todas as empresas que declararam pagamentos estão constando na declaração. As empresas informam à Receita Federal todos os pagamentos feitos por trabalho assalariado e os demais pagamentos efetuados.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES