A maioria das cidades brasileiras amanheceram sem bloqueios e com poucas filas em postos de combustíveis neste feriado de Corpus Christi, quinta-feira (31), após caminhoneiros anunciarem término do movimento de paralisação pelo País devido concessões anunciadas pelo presidente Michel Temer.
Em São Paulo, apesar da aparente normalização, militares do Exército, soldados do Baep e a Marinha do Brasil chegaram ao Porto de Santos, no litoral, após caminhoneiros autônomos decidirem permanecer com manifestação no local.
O abastecimento nos postos de combustíveis está melhorando, mas ainda há filas e rápido esgotamento de gasolina. Grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília amanheceram sem bloqueios e com poucas filas em postos.
A isenção da cobrança de tarifa de pedágio para eixo elevado dos caminhões nas rodovias paulistas entrou em vigor à 0h desta quinta-feira (31). A medida faz parte das reivindicações solicitadas pelos caminhoneiros para suspender a greve.
A isenção da cobrança do pedágio para eixo suspenso foi publicada por medida provisória pelo presidente Michel Temer no domingo (30). O governador de São Paulo, Márcio França, também anunciou que São Paulo suspenderia a cobrança da tarifa, seguindo as determinações do governo federal.
Conforme a Artesp, será publicada na edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quinta uma resolução da Secretaria de Logística e Transportes que estipula a medida, que vale para caminhões vazios.
A partir das 0h, as praças de pedágios dos 8,3 mil quilômetros das rodovias do Estado sob concessão estarão operando no novo formato de cobrança.