Mergulhadores encontraram nesta sexta-feira (23) o corpo da última pessoa desaparecida do iate de luxo que naufragou na costa da Sicília, na Itália, segundo informações da agência Reuters. O iate pertencia ao bilionário britânico Mike Lynch, conhecido como o "Bill Gates do Reino Unido". O corpo encontrado é de Hannah, sua filha de 18 anos, embora as autoridades italianas ainda não tenham confirmado oficialmente sua identidade.
TOTAL DE MORTOS CHEGA A SETE
Com isso, o número total de mortos no naufrágio chega a sete, enquanto 15 pessoas a bordo foram resgatadas com vida. Na quinta-feira (22), os bombeiros italianos já haviam recuperado o corpo de Mike Lynch. O ministro do Interior da Itália, Massimo Mariani, também confirmou a morte do empresário.
QUEM É HANNAH LYNCH?
Segundo o jornal inglês The Times, Hannah, uma jovem talentosa que planejava estudar inglês na Universidade de Oxford, ganhou um prêmio de inglês na prestigiada Latymer Upper School, onde estudaram Alan Rickman, Hugh Grant e Heston Blumenthal. A comunidade escolar expressou seu profundo choque com a tragédia. Descrita por amigos como gentil, inteligente, amável e uma feminista convicta, Hannah também tem uma irmã mais velha de 21 anos que estuda Física.
O corpo de Lynch foi localizado entre os destroços da embarcação, que virou e afundou após ser atingida por uma forte tempestade durante a passagem de um tornado na segunda-feira (19).
SOBRE O BILIONÁRIO
Conhecido como "Bill Gates do Reino Unido" por ser o primeiro e um dos maiores magnatas da tecnologia no país, o bilionário Mike Lynch estava a bordo do iate, um veleiro de luxo batizado de Bayesian, com a esposa, a filha e amigos. Segundo a imprensa britânica, ele celebrava uma recente absolvição em um processo que acusava sua empresa de softwares, a Autonomy, de fraude.
VEJA QUEM SÃO AS VÍTIMAS JÁ RECONHECIDAS
No total, havia 22 pessoas a bordo do iate no momento do naufrágio, das quais sete perderam a vida. De acordo com fontes da Defesa Civil da Sicília, citadas pela agência de notícias Reuters, as vítimas já identificadas são:
- O bilionário Mike Lynch;
- O presidente do conselho de administração do banco de investimentos Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer;
- A filantropa Judy Bloomer, esposa de Jonathan;
- O advogado Chris Morvillo, que defendeu Mike Lynch em seu julgamento nos Estados Unidos;
- A designer de joias de Nova York Neda Morvillo, esposa de Chris Morvillo;
- O chef de cozinha canadense Recaldo Thomas, que vivia em Antígua, no Caribe.
INVESTIGAÇÃO
Enquanto os corpos são recuperados, a polícia e a procuradoria locais iniciaram a investigação das causas do naufrágio do iate Bayesian. Embora tenha ocorrido durante uma forte tempestade, grandes embarcações como essa geralmente são consideradas seguras.
O comandante do iate, James Catfield, que sobreviveu ao acidente, foi interrogado por mais de duas horas na terça-feira para ajudar a reconstituir os momentos que antecederam o naufrágio e fornecer detalhes técnicos para a investigação.