Achados corpos de bilionário, filha e mais 2 no iate que naufragou na Itália

Segundo jornal britânico, chefe da Defesa Civil da Sicília disse que corpo de Mike Lynch, conhecido como o 'Bill Gates do Reino Unido', está entre os resgatados.

Achados corpos de bilionário, filha e mais 2 no iate que naufragou na Itália | Fotos: Reuters e REUTERS/Louiza Vradi
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mergulhadores que procuravam os desaparecidos no naufrágio de um iate de luxo na costa da Sicília, na Itália, encontraram quatro corpos dentro da embarcação nesta quarta-feira (21), conforme relataram fontes da equipe de busca à agência de notícias Reuters.

Conforme o jornal britânico "Daily Telegraph", citando a agência de proteção civil da Sicília, um dos corpos é do bilionário britânico Mike Lynch. Outro corpo encontrado foi identificado como sendo da filha de Lynch.

MAGNATA DA TECNOLOGIA

Conhecido como o "Bill Gates do Reino Unido" por ser o primeiro magnata da tecnologia no país, Mike Lynch estava a bordo do iate, um veleiro de luxo chamado Bayesian, junto com sua esposa, filha e amigos. Segundo a imprensa britânica, ele celebrava sua recente absolvição em um processo que acusava sua empresa de software, a Autonomy, de fraude.

Bilionário do ramo Tech, Mike Lynch | Foto: Reuters

DUAS PESSOAS SEGUEM DESAPARECIDAS

Até a última atualização desta reportagem, as identidades dos outros dois corpos recuperados ainda não haviam sido confirmadas. Outras duas pessoas permanecem desaparecidas, e as operações de busca continuam.

NÚMERO DE MORTOS SOBE PARA 5

Com a localização dos corpos nesta quarta-feira, o número de vítimas no naufrágio, provocado pela passagem de um tornado na costa da Sicília, aumentou para cinco. No dia do acidente, um corpo já havia sido encontrado poucas horas após o barco afundar. Ao todo, 22 pessoas estavam a bordo do iate, mas 15 foram resgatadas com vida.

RETIRADA GRADUAL DOS CORPOS

A agência de notícias italiana Ansa informou que a remoção dos corpos está sendo realizada gradualmente, com os mergulhadores fazendo uma parada a 20 metros de profundidade antes de trazê-los à superfície.

No início das buscas, havia pouca esperança de encontrar sobreviventes. Na terça-feira, os mergulhadores conseguiram acessar o veleiro, que está a 50 metros de profundidade, mas devido às condições desafiadoras, a inspeção é limitada a 8-10 minutos. Para auxiliar nas buscas, a equipe conta com um robô subaquático que opera até 300 metros de profundidade e tem autonomia de 6 a 7 horas.

Perini Navi Bayesian — Foto: Duivulgação/Perini 

INVESTIGAÇÃO

Enquanto as buscas continuam, a polícia e a Procuradoria locais já iniciaram uma investigação sobre as causas do naufrágio do iate Bayesian, que afundou apesar de ser considerado seguro mesmo em fortes tempestades. Na terça-feira, o comandante James Catfield, de 51 anos, foi interrogado por mais de duas horas. A partir de seu depoimento, os procuradores tentam reconstituir os momentos finais antes do naufrágio e obter informações técnicas relevantes.

Uma primeira inspeção no iate, que está no fundo do mar, revelou que o casco não apresentou vazamentos e o mastro principal de 75 metros, feito de alumínio, estava intacto. Os interrogatórios dos 15 sobreviventes continuaram nesta quarta-feira.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES