Com o início do quarto mandato do governador Wellington Dias, a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) faz balanço das ações realizadas durante o período de 2015 a 2018.Segundo a diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso, grandes foram os desafios, mas com muita determinação, a ADH atingiu seu principal objetivo que é a construção de moradias.
“A Agência de Desenvolvimento Habitacional avançou nos investimentos para a construção da casa própria para a população. Na nossa gestão foram entregues quase 05 (cinco) mil moradias em todo o Estado do Piauí”, declara Gilvana.
A diretora afirma que em parceria com o Governo Federal, a ADH concluiu as obras dos residenciais Jacinta Andrade (977 unidades habitacionais), Paulo de Tarso (357 UH) e Nova Teresina (36 UH), localizadas na zona Norte da Cidade, e na Vila Irmã Dulce, zona Sul (48 UH) totalizando 1.418 unidades habitacionais.
Outro avanço foi a entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida Sub50, voltado para os municípios de até 50 mil habitantes. Foram entregues 3.120 unidades habitacionais, distribuídas entre 83 municípios do Estado, destacando que, só no ano de 2018, foram entregues 514 moradias em vários municípios do Estado como Betolínia, Manoel Emídio, Pavussu, Dom Inocêncio e outros.
Com relação ao Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, foram entregues 135 unidades habitacionais, e, recentemente, iniciado a construção de mais 145 casas na zona rural de Teresina, Joaquim Pires, União e Barras. “A retomada do Programa foi uma vitória desta gestão, pois tirar famílias de suas casas de taipa e entregar as chaves de uma moradia digna, é uma benção de Deus”, avalia a diretora geral da ADH.
De acordo com Gilvana Gayoso, outro projeto bem sucedido nesta gestão foi a construção de pavimentação poliédrica( calçamento). Foram contemplados as cidades de São João do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Oeiras (em três localidades), Angical e Cajazeiras.
A diretora explica que os Eixos Norteadores da ADH foram: construção de moradia, construção de equipamentos comunitários, pavimentação e trabalho técnico social junto aos beneficiários nas fases antes, durante e pós obra.
No que se refere aos equipamentos comunitários, foram concluídos no Residencial Jacinta Andrade uma Unidade Básica de Saúde, o Centro Cultural e duas Escolas de Ensino Fundamental (P3 e P4).
“Todo esse trabalho foi realizado com muito empenho e dedicação da equipe técnica da ADH, é um resultado que estimula para a criação e a execução de novos projetos, legitimando ao órgão a importância de sua missão para o desenvolvimento da política habitacional do Estado”, finaliza Gilvana Gayoso.