A adolescente brasileira Liliana Matte, 17 anos, foi detida no aeroporto Opa Locka Executive, em Miami, Estados Unidos, e depois levada para um abrigo para menores, em Chicago. Segundo Anaíse Matte, mãe da jovem, ela teria tirado uma selfie em uma área restrita e por isso foi detida.
A menor foi detida em 22 de agosto e ficou no aeroporto até o dia 24, quando foi levada para o abrigo onde usa um uniforme do local e não tem acesso aos seus pertence.
Anaíse embarcou nesta segunda-feira (29) para os EUA para tentar libertar sua filha. Ela contou, em entrevista, que está levando toda documentação pedida e disse que também irá buscar ajuda na embaixada brasileira em Chicago.
Segundo a mãe da garota, elas podem conversar duas vezes por semana, por dez minutos em conversa vigiada e fala do desespero da filha. "Ela chora desesperada cada vez que falamos. Não temos previsão de quando isso será resolvido".
Liliana passa férias com os amigos nos EUA e o seu retorno para o Brasil em 1º de setembro para passar a faixa do Miss Brazil Model 2016 para a campeã do concurso este ano.