Adutora vai levar água tratada e impulsionar turismo no litoral do Piauí

Trata-se da conclusão da implantação de tubos para a rede de distribuição de água que se concentra no município de Luís Correia, abrangendo os povoados Barramares, Arrombado, Sobradinho, Maramar, Carnaubal e Macapá

Adutora | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Leonardo Sobral, anunciou que uma etapa crucial da Adutora do Litoral será inaugurada em março deste ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) durante entrevista para o programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatea Carvalho.

Trata-se da conclusão da implantação de tubos para a rede de distribuição de água que se concentra no município de Luís Correia, abrangendo os povoados Barramares, Arrombado, Sobradinho, Maramar, Carnaubal e Macapá. Essa etapa, que será inaugurada em março deste ano, vai fornecer aos moradores água tratada nas suas torneiras e destaque para o setor empresarial e turístico.

Entrevista ao programa Banca de Sapateiro (Foto: Ananda Soares)

Seguindo o cronograma de novas ligações, os próximos povoados contemplados devem ser Carapebas, Camurupim e Mexeriqueira, até chegar ao povoado de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, até junho deste ano. Dos 16 reservatórios previstos no projeto, dez já estão prontos. Em Parnaíba, no bairro Pindorama, o reservatório “pulmão”, com capacidade para 3.540 m³ de água tratada, já foi concluído.

“A Adutora do Litoral é um empreendimento que visa garantir abastecimento de água em diversos povoados na planície litorânea. Vai contemplar desde Ilha Grande, município vizinho a Parnaíba, até Cajueiro da Praia, onde fica situada a praia de Barra Grande, um ponto turístico em destaque no Piauí”, comentou Leonardo Sobral.

Leonardo Sobral (Foto: Ananda Soares)

Segundo o diretor-geral do IDEPI, a população do litoral já sente impactos econômicos que chegam por meio dos empregos gerados nas obras. Atualmente a adutora possui 133 trabalhadores empregados diretamente através da construtora responsável pelo projeto. O alcance social da obra, segundo Sobral, vai fomentar ainda mais os municípios e pequenos povoados do litoral piauiense.

Obras na Adutora do Litoral (Foto: reprodução)

“Essa adutora vai levar água tratada para vários municípios e impulsionar o turismo, proporcionando o desenvolvimento social e econômico. É um grande reforço do Governo do Piauí, uma obra que está sendo priorizada no nosso estado”, destacou.

A Adutora do Litoral possui 86 km e investimento que ultrapassa os R$55 milhões. Quando tudo estiver pronto, o sistema irá garantir o abastecimento de água nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, proporcionando um incremento de mais 6 milhões de metros cúbicos de água na capacidade de reserva do sistema.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES