O Aedes aegypti é pequeno tendo apenas 7 milímetros, tendo como origem o continente africano, o mosquito foi responsável por milhões de infecções, transmitindo dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, também conhecida como arboviroses. Cada doença causada pelo mosquito tem suas particularidades, algumas são mais fáceis de identificar, outras nem tanto.
Características
O grande vilão é o mosquito aedes aegypti, que apresenta algumas características na estrutura do seu corpo como marcações brancas nas pernas e dorso. A fêmea leva em média 10 dias para se desenvolver e vive durante 30 dias. Uma única delas produz de 60 a 120 ovos por ciclo reprodutivo.
Sintomas por doença
-Zika: Febre, erupções avermelhadas, conjuntivite, mal-estar e artrite.
-Dengue: Febre alta, náuseas, vômitos, dores de cabeça e dor atrás dos olhos.
-Chikungunya: Dores articulares intensas, febre alta e erupções cutâneas.
-Febre Amarela: Febre, dores nas costas, calafrios, cefaleia e perda de apetite.
Relatos
Durante o especial exibido pela Rede Meio Norte sobre a doença, a jornalista Cinthia Lages, relatou que teve uma dolorosa experiência ao contrair a dengue grave, que antes era chamada de dengue hemorrágica.
“As minhas plaquetas baixaram muito, é uma das características dessa doença, você tem a hemorragia porque as suas plaquetas baixam muito. E eu precisei de transfusão de plasma, na época foi feita uma campanha. Foi de fato muito ruim, ninguém gosta de estar no hospital, estava no meio e um surto e eu nunca pensei que passaria por isso”, disse.