Um turista gravou a aeronave durante sobrevoo na região do aeroporto de Ubatuba (SP) antes do acidente que deixou dez feridos no começo da noite desta terça-feira (1º). As vítimas foram socorridas e já tiveram alta. No vídeo, o avião aparece em uma manobra de aterrisagem, se aproximando da pista do aeroporto. Pouco depois, desaparece entre as árvores. Em seguida, surge descendo e desaparece novamente.
A informação obtida com a polícia é que o piloto não teria conseguido pousar e precisou arremeter - manobra de tentar subir novamente com o avião. A ação não teve sucesso e o avião acabou parando em um terreno vizinho ao aeroporto, perto da rodovia Rio-Santos.
O registro foi feito pelo empresário Robson Fernandes, que mora em Cruzeiro e está passando o feriado prolongado no litoral.
"Eu estava na piscina do prédio, que fica do lado do aeroporto, quando comecei a filmar a aterrissagem porque achei o barulho interessante. Nunca tinha visto um avião tão grande pousar tão perto. Foi aí que percebi a manobra estranha para voltar para o ar e depois o avião sumiu", contou.
Ele disse que não ouviu o barulho da aterrisagem, mas minutos depois notou a presença de ambulâncias e policiais na aérea.
Acidente
Segundo a Polícia Ambiental, o avião vinha de Angra dos Reis (RJ). Duas pessoas tiveram ferimentos moderados e oito leves. Quatro vítimas foram socorridas pelos bombeiros e levadas para a Santa Casa da cidade, e tiveram alta na mesma noite.
De acordo com os bombeiros, houve vazamento de combustível no terreno, que foi interditado por causa do risco de incêndio.
O avião é um PC-12, da fabricante Pilatus com capacidade de até 9 passageiros, além do piloto. Ele está locado pela Wheaton Brasil Vidros S.A. O avião está com todos os certificados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dia.
Investigação
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4), informou em nota nesta quarta-feira (2) que o órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vai se deslocar ainda nesta quarta para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-WBT.
"A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos", explicou a nota A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.