O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta sexta-feira (21/6) que os procedimentos de embarque e desembarque serão retomados no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na primeira quinzena de julho. No entanto, a pista ainda não estará liberada para voos.
Atualmente, os procedimentos de check-in, embarque e desembarque estão sendo realizados no terminal ParkShopping Canoas.
O anúncio foi feito por meio do X (antigo Twitter). “Os voos continuarão a ser realizados no aeródromo militar em Canoas até que a pista do terminal em Porto Alegre seja liberada”, afirmou Costa Filho. A distância entre o Salgado Filho e o aeródromo militar de Canoas é de aproximadamente 10 quilômetros.
O ministro explicou que os procedimentos serão realizados em uma parte do terminal de passageiros que não foi afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Ele também prometeu um aumento no tráfego comercial em Canoas nos próximos dias. O número de voos diários aumentará de cinco para sete, e semanalmente passará de 70 para 98, incluindo pousos e decolagens.
No comunicado, não há previsão para a utilização da pista do Salgado Filho. A previsão mais otimista para a reabertura é dezembro deste ano, dependendo de uma série de testes e análises técnicas sobre as condições do pavimento e da base, conforme a Fraport, concessionária que administra o aeroporto.
Quanto ao deslocamento dos passageiros entre os procedimentos no terminal de passageiros, o Ministério de Portos e Aeroportos informou que essa responsabilidade cabe à Fraport. A concessionária anunciou que os detalhes serão apresentados no dia 8 de julho.