Para Baghdadi, Vladimir Putin é um político experiente (no poder desde 1989) e com uma postura de muita força. O professor afirma que não existe uma liderança ocidental que seja capaz de lidar com o que está acontecendo na Ucrânia.
“O Putin tem uma habilidade muito maior. Entre as lideranças ocidentais, a gente tem o Biden, com uma postura muito mais conciliadora, até por uma questão de personalidade, ele tem uma fala mais mansa e ele não consegue se impor como um presidente que diplomaticamente, que politicamente, vai de fato confrontar o Putin”.
No dia 24 de fevereiro, após invadir a Ucrânia, Vladimir Putin foi claro ao anunciar que não estava disposto a voltar atrás.
“Quem tentar nos impedir ou for além e criar ameaças ao nosso país, ao nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata. E levará nossos inimigos a consequências com que eles nunca lidaram em sua história. Estamos prontos para qualquer desdobramento dos eventos", frisou Putin.
A intenção de Putin em expandir seu território ameaça agora também países que faziam parte da União Soviética, como República Tcheca, Hungria, Polônia, Bulgária, Romênia, Eslováquia e Albânia, todos países membros da Otan. O que pressiona, ainda mais, os Estados Unidos e países da Europa a entrarem em ataque contra a Rússia.