A Agência Europeia dos Medicamentos acaba de dar um parecer positivo para o uso de vacina contra a dengue. O imunizante foi testado e teve o aval para uso por pessoas a partir de quatro anos de idade.
Se aprovada de forma definitiva, a vacina fabricada pela farmacêutica japonesa Takeda passa a ser a segunda do mundo usada contra a dengue.
O imunizante Dengvaxia, da farmacêutica Sanofi, foi a primeira vacina contra a dengue do mundo, licenciada em 2015, após mais de duas décadas em desenvolvimento.
Prevenir doenças
O medicamento da Takeda se mostrou eficaz para prevenir doenças causadas pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue.
De acordo com a EMA, este novo imunizante mostrou uma proteção mais ampla para crianças pequenas e pessoas com mais de 45 anos.
Dose do imunizante
A vacina da Sanofi teve o uso reduzido após ficar constatado o aumento de disco de doença grave em crianças que não tiveram exposição prévia ao vírus da dengue antes de receberam a dose do imunizante.
A Takeda desenvolveu a vacina a partir de 19 ensaios clínicos que envolveram mais de 27.000 pessoas com idade entre 15 meses e 60 anos, de regiões endêmicas e não endêmicas.
Os resultados dos estudos mostraram que a vacina reduziu a febre e a hospitalização nas pessoas infectadas por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue.